Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

Biografia - Cap. 4


 

No dia 18 de Dezembro de 2011, o DIÁRIO publicou a seguinte notícia:

 

É, definitivamente, um dia negro para a música. Depois do anúncio da morte de Cesária Évora, o DIÁRIO soube da morte do cantor madeirense Sérgio Borges.

Sérgio Justo Camacho Borges nasceu na Ilha da Madeira em 18 de Outubro de 1944. Em 1964 foi um dos fundadores do Conjunto Académico João Paulo.

Em 1966, Sérgio Borges fica em 2º lugar no Festival RTP da Canção com "Eu Nunca Direi Adeus". O tema é editado num disco do Conjunto Académico João Paulo que inclui uma versão de "Ele e Ela" de Madalena Iglésias, o tema vencedor desse Festival.

Sérgio Borges e Madalena Iglésias receberam os prémios da imprensa do ano de 1966.

"Onde Vais Rio Que Eu Canto", da autoria de Nóbrega e Sousa e Joaquim Pedro Gonçalves, venceu o VII Grande Prémio da Canção, realizado em 22 de Maio de 1970 mas o tema não participou no Festival da Eurovisão realizado no mês anterior.

Em Setembro de 1969, Portugal anunciara a intenção de não participar no Festival da Eurovisão em demonstração de protesto contra o sistema de votação vigente.

O EP editado incluía versões de dois dos temas concorrentes ao Festival RTP da Canção desse ano: "A Voz do Chão" de Rute e "Velho Sonho"de Artur Rodrigues.

Com "Onde Vais Rio Que Eu Canto" participou na edição desse ano do Festival Yamaha, em Tóquio.

Novo single com versões de "Canção de Madrugar" e "Corre Nina", dois dos temas mais marcantes do Festival RTP da Canção desse ano.

Depois de uma pausa o grupo passa a denominar-se Sérgio Borges & Conjunto João Paulo. O último disco do grupo é editado em 1972.

Durante vários anos Sérgio Borges actuou no Casino da Madeira.

Em 1986 participou no Festival RTP da Canção desse ano com a canção "Quebrar A Distância" com música de Paulo Ferraz e letra da sua autoria.

Em 2004 lançou o CD "40 Anos a Cantar". Um disco com todos os seus êxitos e mais cinco temas novos.

Em 2005 foi um dos nomes homenageados com o Galardão da Cultura atribuído pelo Governo Regional da Madeira.

 

 


publicado por Correcaminhos às 16:24 | link do post | comentar


Menu Completo
Biografia
Discografia
Audios no Blog
Vídeos no Blog
Canais no YouTube
Outros Blogues
comentários recentes
Eu gostava de fazer, falta-me é malta para os inst...
No Songbook (ver menu do blog) existem algumas can...
ola gostava de saber como posso aprender tocar est...
blogs SAPO